quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Guia das frutas


Elas garantem energia e bem-estar e ajudam na performance. Conheça o poder de cada fruta

Por Odara Gallo

Se você acha difícil encontrar o alimento certo para manter energia nos treinos, repor as substâncias perdidas e até controlar o peso, as frutas podem ser deliciosas opções. Existe grande variedades de opções para cada gosto e elas não podem ficar ausentes do cardápio. “É preciso consumir pelo menos porção por dia, o que equivale a uma fruta ou fatia”, afirmou a nutricionista Louise Saliba, da PUC do Paraná. “Elas contribuem com vitaminas e minerais importantes para o desempenho da atividade física e na recuperação do exercício. Além disso, são fontes de fibras que colaboram para o bom funcionamento intestinal”, completou.

A nutricionista Heloísa Guarita, da RG Nutri, explicou ainda que as frutas também são compostas por água e carboidratos e que apresentam uma combinação excelente de nutrientes. “Outra vantagem é que elas têm fácil digestão e podem ser consumidas em seu estado natural, desidratadas ou em preparações diversas, como saladas, sucos, vitaminas, compotas, geléias, doces e até mesmo em pratos salgados”, disse.

Confira a lista com dez frutas e veja as vantagens que cada uma traz para a sua performance na corrida.

:: Abacate
Tem valor energético alto, que está relacionado ao seu teor de gorduras monoinsaturadas, responsável pela diminuição de colesterol LDL e aumento do HDL, importante na prevenção de doenças cardiovasculares. A fruta é rica em potássio, mineral importante para o equilíbrio hidro-eletrolítico, essencial para a regulação da temperatura corporal e na manutenção da performance.

:: Acerola
Muito rica em vitamina C e boa fonte de vitamina A, nutrientes que devem fazer parte da dieta diária do atleta, pois defendem o organismo dos efeitos prejudicais dos radicais livres, os quais são aumentados durante o exercício.

:: Açaí
É uma fruta muito nutritiva e rica em diversas substâncias como as vitaminas A, E, B1, C, riboflavina, fibras, cálcio, magnésio e potássio, que são importantes para a produção de energia. Possui ainda antocianinas, pigmentos naturais que são antioxidantes.

:: Banana
Rica em carboidrato, que fornece energia rápida ao organismo, em potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos, e em vitamina B6, que facilita a quebra de glicogênio muscular e ajuda o corpo a poupar as proteínas musculares, isso evita a perda de massa muscular e favorece a recuperação. Além disso, a fruta é uma boa opção para repor o potássio perdido no suor, por ser de fácil digestão.

:: Goiaba
A fruta é boa fonte de potássio e é rica em vitaminas C e A. Além disso, possui fibras solúveis que são de fácil absorção. Pode ser consumida em conjunto com banana para aumentar a oferta de carboidrato.

:: Laranja
Além de conter 70 mg de vitamina C, que é uma quantidade maior do que as necessidades diárias de um adulto, a laranja tem uma boa variedade de nutrientes, que inclui cálcio, importante para a contração muscular, potássio, bom para o equilíbrio hidro-eletrolítico, e açúcares simples, de fácil absorção pelo organismo. A fruta contém ainda flavonóides e antioxidantes, que podem reduzir o risco de doenças cardiovascular.

:: Maçã
O teor de água torna a maçã um bom alimento para ajudar na hidratação. É rica também em vitaminas e sais minerais, além de conter fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento dos intestinos e no controle do colesterol. Uma das principais vantagens dessa fruta é a praticidade do consumo, já que não precisa ser preparada, apenas lavada. De preferência, deve ser ingerida com casca.

:: Mamão
Tem propriedades laxativas e calmantes, além de possuir grandes quantidades de betacaroteno, o que torna a fruta um poderoso antioxidante. Possui ainda cálcio, ferro, potássio, fósforo, vitaminas C e do complexo B.

:: Morango
A presença do grupo de antioxidantes com moderada ação antiinflamatória, taninos, glutationa e a vitamina C ajuda na recuperação muscular. A fruta tem valor nutritivo alto, é fonte de sais minerais, como ferro e potássio, e possui fibras solúveis, que ajudam no funcionamento dos intestinos e no controle do colesterol.

:: Uva roxa
A fruta também contém flavonóides, potente grupo de antioxidantes, além de ser fonte de minerais como ferro, potássio e açúcar. Suas propriedades diuréticas e antioxidantes estimulam as funções do fígado e aceleram o ritmo das contrações cardíacas.
Fonte: Revista O2

3 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá amigo Andres, boa tarde, parabéns pelo relato no seu blog sobre frutas é isso ai amigo mandou bem, vc me perguntou quando irei retornar a SP para disputar uma prova, amigo por enquanto ainda não sei, mais com certeza quando eu retornar a SP eu te falo tá, agora retornando sobre as FRUTAS realmente são muitos boas, mais li um relato que agora não me lembro em um site que as frutas são muitos boas, mais devemos tomar CUIDADO com algumas, sabe pq, pq tem algumas que tem bastante açúcar e principalmente se uma pessoa abusar da fruta a noite com certeza irá conseguir alguns quilinhos extras.
Um abraço e bom final de semana,
www.jmaratona.blogspot.com
JORGE

Jacke Gense disse...

Fala Andres... participou da prova? Espero que tenha atingido seu objetivo..

bjs

Nacatko, Inc disse...

E ai Andres, tudo bom ???

Cara esta matéria das frutas é muito boa...

Ai, valeu pela visita e pelo comentário no meu blog... e espero que os treinos de bike ajudem realmente na performance das corridas.

Abcs.
PS: Como foi a corrida do SESC ??