terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Circuito das Estações - Resultado


CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS - VERÃO

Esta prova foi sensacional, para não esquecer!

Como postei aqui dias atrás, tive uma semana bem sedentária, regada a Burguer King, frituras, nenhum treino e noites mal dormidas. Por este motivo, me preparei psicologicamente para fazer uma prova descontraída, para curtir e conhecer o percurso.

Sábado, como todo dia antes da prova, fui dormir tarde. Especificamente 01:00 hr da manhã, pois havia saído com minha mãe e resolvi assistir a um filme antes de dormir. Domingo acordei as 04:50 hrs super disposto, pois estava super ansioso para realizar este percurso.

Arrumei-me rapidamente e fui para o Pacaembu. Cheguei a Praça Charles Miller as 06:10hrs e aguardei a abertura dos portões as 06:30hrs. Não sabia como é bom chegar cedo no dia do evento. Nas corridas anteriores, chegue em cima da hora, ou faltando 30 min. para começar a prova.

Dentro do estádio do Pacaembu, que está em obras para rebaixamento do gramado em 50 cm (em homenagem ao Corintians, acho.. rs), havia diversos stands montados, com massagistas onde fiz meu alongamento, a Adidas tinha um stand e uma carreta onde fiz meu teste de pisada e conheci alguns produtos para corrida, barracas das equipes, tudo muito bem organizado pela Revista O2.

Aliás, tenho que dar os parabéns a toda organização da prova por dispor de pessoal de equipe bem preparada e educada, onde sabiam de todos os detalhes do evento. Ressalto também que o percurso é muito bacana, de muito bom gosto! Isso eu já conto para vocês.

Como sempre que possível Dna Luisa me acompanhou para mais esta prova. Mas acredito que ela aproveitou esta prova tanto quanto eu, mesmo não correndo. Como chegamos cedo, peguei meu chip sem nenhuma fila, fiz meu alongamento na tenda de massagem, minha mãe e eu fizemos o teste de pisada na Adidas, tomei meu Ades de morango faltando 1:30hr para começar a corrida, comi frutas e me alinhei na largada sem maiores problemas.

A prova teve início com uns 5 ou 7 min de atraso, mas nada que comprometesse. O dia estava propício para uma boa prova com 20° marcados na Av. Pacaembu. Temperatura super agradável! Aliás, foi a primeira prova que não senti calor durante o percurso!

Com a largada mista (não teve separação na largada por media de Km/min), tive que desviar de algumas tiazinhas e pessoal mais lento, o que demorou cerca de 20 seg. para aplicar um ritmo agradável de corrida. Este era meu plano. Correr em um ritmo mais do que agradável, pois não estava preparado para os temíveis 2 km de subida da Av. Pacaembu, no final da prova..

Como os primeiros 2 km eram de descida, dei uma embalada no ritmo, tanto que ao completar o 2° km, haviam se passado somente 03min21 da largada. Foram os melhores 2 km da primeira parte da corrida, pois além da descida, a Av. Pacaembu é bem arborizada. Deu até para tirar um barato do pessoal simpático da CET.



Na chegada da Rua Margarida, começaram as subidas em direção do Elevado Costa e Silva ("o minhocão"). A rua Marta foi o ponto mais puxado da prova, ao meu ver, pois é uma subida muito inclinada, e chegando ao minhocão, tem mais um bom pedaço de subida, que é justamente a elevação.

Passando por este ponto, percebi que estava super bem e mantive meu ritmo. Foi aí que cheguei a uma atleta de Mogi das Cruzes e resolvi manter um pouco o ritmo dela. Fiz isto do km 3 ao 6,5. No elevado tinha 4 postos de hidratação, algo que achei desnecessário, pois no restante do percurso não tinha nenhum posto d´agua, o que devia ter na subida da Av. Pacaembu.



Outro ponto positivo desta prova foi a colocação de tapete para marcação de chip no km 5, onde era o contorno para a volta no mesmo percurso, pois assim, não teve como ninguém cortar caminho, algo que já vi acontecer duas vezes em corridas da Corpore.

Na volta do Minhocão, pelo km 6, dei uma força moral para a Atleta de Mogi, avisando que tinha menos de 10 atletas femininas na sua frente, mas como ela não apertou o ritmo, fui embora.



Desci a Rua Marta e Rua Margarida, e subi a Av. Pacaembu rumo ao estádio. Neste momento, faltavam apenas 2 km para a linha de chegada. Neste momento, fiquei muito contente, pois estava inteiro e com bastante fôlego!

Neste momento, mantive o ritmo do início da prova, pensando no gás final no último km.



Chegando ao km 9, resolvi apertar bem o passo, nisso passei uns 15 corredores. Fiquei mais animado ainda, pois havia vencido metade da subida do Pacaembu e estava com gás de sobra.

Faltando uns 500 m, passei por um senhor na faixa dos 40 anos passando muito mal no chão, sendo atendido pelos médicos do Hospital Nove de Julho. E como ele passava mal. Imaginei se o dia estivesse quente, como seria pior para ele. Sabia que passaria este senhor, pois no km 1,5 ele passou por mim muito rápido, e percebi que ele nem tinha porte físico de corredor para manter aquele ritmo, principalmente no início de prova. É uma pena que existem pessoas que não sabem seus limites.

Ao passar pela placa de 500 m restantes, resolvi dar um "sprint" final. Corri muito neste momento. Sentia-me correndo os 400 m rasos. hehe. Quando visualizei a linha de chegada, ouvi um grito da minha mãe, e apontei para o cronômetro da linha de chegada que marcava 44 min, mostrando para ela o que eu não acreditava para aquele dia. Foi uma surpresa para a gente, pois esperava completar a prova lá pelos 50 min.

Como é bom ter alguém comemorando com a gente! Ficamos eufóricos pela minha marca. Bati meu recorde pessoal, que era de 00h46min58s, com um tempo de 00h44min43s líquido. Segue abaixo a tabela com meus resultados:



Foi incrível! Nunca havia chegado a uma posição tão boa. 191° no geral, 172° no masculino e 30° por faixa etária.

Após a linha de chegada, entramos no estádio do Pacaembu onde entregamos o chip, retiramos a medalha da etapa de verão, ganhamos uma toalha personalizada da prova, Marathon e frutas (banana e pêssego) a vontade.

Fui para a área vip onde fui muito bem recepcionado pela equipe da O2, tomei um belo café da manhã, com direito a granola, iorgute, pães, sucos e sorvete. Descansamos bem lá, assistimos as premiações e sorteios e fomos para casa.

Foi um belo dia! Para eu não esquecer!


Abraço e boas corridas a todos!

6 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Muito bom dia meu amigo Andresss...
Cara sensacional, como vc tem uma mente boa para lembrar hein, parabéns pelo relato da corrida que foi neste domingo da última etapa do circuito adidas.
Lhe parabenizo por vc completar mais uma etapa...Viu eu não disse para vc que era só vc determinar que vc conseguia abaixar o seu tempo e ta aí para todos comprovarem que vc conseguiu abaixar mais ainda é isso ai e continuo na torcida para que vc abaixar mais ainda...
Cara vendo as suas fotos me lembrei da corrida de São Silvestre vc passou pelo viaduto do minhocão e lembrei que o percurso da sao silvestre passa nele e tem o apoio moral dos moradores dos prédios né.
Amigo só faltou vc tirar a foto da mandala ou medalha e colocar aqui no seu blog. Cara muito show a D.Luiza ter te acompanhado eu já tinha dito isso que o apoio moral da família ajuda e muito é isso...
Olha neste final de semana também eu corri e fui o segundo colocado aqui no RJ. Passa lá depois e confira o relato e as fotos também.
PARABÉNS MAIS UMA VEZ AMIGO.
Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Nacatko, Inc disse...

Meu amigo,

realmente este deve ser um dia para não esquecer. Parabéns pelo seu excelente tempo e pelo ótimo relato.

Já fiz este percurso, inclusive foi minha primeira prova de 10k. e como muitos falam, não é um percurso fácil de se fazer.

Agora, pelo jeito acho que você vai ter que mudar o nome do seu blog. Pq 44 min não é tempo de iniciante hehehehe :)

Abc
Wlad

Nacatko, Inc disse...

Andres,

quando estiver pelo RJ é só avisar... ano que vem ACORUJA terá mais provas na Lagoa e você é nosso convidado.

E com relação a ser um iniciante, lhe digo uma coisa, aumente o volume de seus treinos e você estará brevemente nos pódio das corridas... você leva jeito e para pouco tempo de corridas com excelentes tempos.

Eu comecei a correr este ano também (como vc viu no relato do circuito ACORUJA) mas o longo tempo de sedentárismo ainda pesam nas costas e nas pernas :)

Abcs e bons treinos,
Wlad

Nacatko, Inc disse...

Obrigado !! E li esta matéria e inclusive já faço acupuntura a 1 anos +-. E os efeitos são realmente mágicos... tive alguns problemas de coluna e no ombro ano passado e este tratamento acelerou e muito a minha recuperação.
Atualmente faço para relaxar e soltar a musculatura. Se você ainda não faz, eu recomendo

Abcs

Nacatko, Inc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jacke Gense disse...

Q sucesso André!
Parabens pelo excelente resultado.. Já pensou se vc nao fosse iniciante entao? hahaha
Logo vc terá q mudar o nome do seu blog...rsss bjs