quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Volta aos treinos

Após mais de dois anos sem correr e alguns meses de tratamento fisioterapêutico para meus joelhos e fortalecimento muscular, resolvi fazer um pequeno teste para saber se realmente já tenho condições de voltar a treinar.

Após sair do trabalho, me hidratei e fui logo me aquecer. Tracei uma rota de exatamente 3 Km praticamente todo plano para ter uma noção de como eu estava. A noite estava ótima para corrida, em uma média de 22 °C, portanto super tranquilo para quem estava a um bom tempo sem correr mais de 100 mts.
No primeiro km estava me sentindo super-bem onde adotei um ritmo mediano, respiração controlada e passadas largas, fechando em 04:10min. A partir do 1° km tentei manter sempre a mesma passada, sempre controlando a respiração. Da metade do 1° para o 2° km apertei um pouco o ritmo, pois o local não é um dos mais seguros. Completei o 2° km em 08:12min. Até aí estava tudo bem, porem após iniciar o 3° km, o fôlego foi diminuindo, onde já não estava com a respiração tão controlada assim. A falta de treinamentos me deixou assim, eu sei, mas lembrei muito de todas as corridas que participei e de alguns treinos puxados, que neste momento da corrida me dá a maior vontade de desistir e voltar de ônibus, mas sempre persistindo este quadro melhorava a partir do 5° km, onde conseguia retornar um melhor ritmo. Como não sou nenhum louco, e aquilo era um teste para meus joelhos, não animei em dar umas três voltas neste trajeto traçado, como confesso ter vindo aos meus pensamentos após o 1° km. Neste 3° km foi onde encontrei as piores calçadas para correr, mas nada que me atrapalhasse. Finalizei o 3° km bem cansado em 14:00min. O 3° km foi péssimo, pois levei quase 6 minutos para percorrer 1 km, tempo que não fiz nem quando participei da corrida do Sesc Santo Amaro após trabalhar a madrugada inteira da noite anterior.

Chegando no meu apto, fiz alongamentos e fiquei uns 5 min descansando. E, o melhor, que de ontem a noite para hoje de manha não senti nenhuma dor em meus joelhos!! \o/\o/\o/\o/

Portanto, hoje farei exercícios para membros superiores, e amanhã prepararei um circuito de 5 km, e irei progredindo, aos poucos, até tomar meu condicionamento físico, sem forçar muito meus joelhos.

Nenhum comentário: