segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Treinamento: a velocidade

Se você nunca fez um treino com Fartlek – ou não sabe ainda o que significa –, essa é a sua chance de tentar

Por Silvio Silveira

Fartlek é um termo de origem sueca, tendo sentido genérico de correr e brincar ou, mais especificamente falando, velocidade e jogo, em tradução para o português.

Consiste na realização de atividades esportivas com variações específicas de cada esporte. Na corrida, a utilização deste método de preparação física implica na variação de ritmo, terrenos e intensidade, sendo eficiente no adequado condicionamento e aumento de intensidade e performance.

As variações podem ser de percursos: planos, com subidas, com descidas, trechos arenosos.
Ainda podemos realizar o Fartlek com corridas lentas e rápidas, variando as distâncias e o tempo.

Passadas as informações iniciais, vamos ao aspecto prático do Fartlek:

Sempre que queremos incrementar nossas corridas, temos neste método um eficaz aliado. Lembre-se que ele não deve ser a base de seu treinamento, mas sim uma alternativa para quebra de ritmo dos treinos.

Como sugestão para iniciantes, devemos ter alguns cuidados. Por exemplo, é necessário um condicionamento mínimo e alguma experiência em ritmo de correr, podendo perceber alterações no desenrolar de uma sessão de treino. Não devemos realizar o fartlek ou outro treino diferenciado sem ter informações básicas. A utilização do freqüencímetro, é muito útil para visualização do esforço realizado.

Mas vamos ao que interessa
Inicie realizando o fartlek uma vez na semana, com variação de ritmo de corrida assim sendo: 10 min de trote aquecimento/ 2 min de corrida em ritmo mais forte/ 3 min de trote leve. Repetir seis vezes a variação das corridas e, ao final, reservar energia para uma desaceleração de no mínimo 5 min para uma volta à calma.

Este treino pode ser aumentado inicialmente em tempo, passando após duas semanas para oito repetições. Após quatro semanas, com uma adaptação já consistente, a possibilidade de variação da velocidade para um ritmo mais intenso se dará com alguma naturalidade.

Passada esta fase, as variações de fartlek podem incluir velocidades sub-máximas por curto período de tempo, alternando com trotes regenerativos, na razão de 150m x 2 min trote. Mais uma variação após o período inicial de treinamento é dada pela inclusão de trabalhos em subidas, iniciando com pequenos trechos, 50 metros, por exemplo, (devido à maior intensidade) alternando com trotes em terreno plano de 3 min leves (menor intensidade). A progressão para maiores distâncias em subidas se dá de forma semelhante ao terreno plano, uma vez que a percepção de esforço é uma variável importante na progressão.

Ao trabalhar este método, não se deve indefinidamente aumentar o tempo de execução do treino intenso (mais rápido), deixando espaço a outras técnicas de treinamento desportivo com outras abrangências específicas e adequadas ao período de preparação.

Quando se trata de uma preparação muito longa, o fartlek pode ser incluído semanalmente ou até quinzenalmente, permitindo variações de treinos onde a repetição possa causar desconforto ou desgaste pela rotina.

Agora é ir para o treino, buscar a variação e aprimorar sua performance de velocidade, utilizando uma forma agradável e eficiente para tornar a corrida sempre divertida e atraente.

Boas corridas.

Silvio Silveira
Treinador da Studio 1 Fitness, de Porto Alegre
Fonte: Site Revista O2

7 comentários:

Jorge Cerqueira Souza Filho disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá amigo Andres boa noite, muito boa esse seu relato sobre fartlek eu so melhorei nas corridas com muitos fartleks PARABÉNS pelo relato.
Também espero que vc faça fartleks e melhore também nos seus treinos e competições...valeu...
Olha atualizei o meu blog compareça la e veja pq o meu domingo foi bom demais em dose dupla.
www.jmaratona.blogspot.com
Um abraço,
JORGE

Nacatko, Inc disse...

Andres,

tenho realizado fartlek quinzenalmente na minha rotina de treino... é um pouco cansativo e requer atenção para as passadas, ritmo.

Abc

Jacke Gense disse...

oI Andres...
Neste mês de janeiro já fiz alguns treinos de fartlek... são bem puxadinhos...
Sabe... acho engraçado esses treinos específicos para corrida... parece tudo brincadeira... mas eles trazem ótimos resultados..

bjks

Nacatko, Inc disse...

Andres,


dá uma passada lá no blog e veja meu ultimo relato/experiencia.

Como você já teve experiencias muito legal, gostaria de ouvir um comentário seu sobre o que eu postei.

Jorge Cerqueira Souza Filho disse...

Olá amigo Andres, blz e aí ta animado para o carnaval.
Estou fazendo uma campanha em prol de um brasileiro que foi o único selecionado a representar o Brasil na Ultra Maratona de Arrow Head no Canadá o nome dele é MÁRCIO VILLAR da Equipe ACORUJA e será uma prova de 217 KM na neve puxando um trenó... A competição começa amanhã dia 4 Fev e termina na 4ª feira dia 6 fev 2008, visitem o blog ou orkut dele abaixo, não é vírus, pode confiar e deixe suas mensagens para ele, vamos ajudar:

ORKUT DO MÁRCIO
www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14839784373099929053

BLOG DO MÁRCIO
www.ultramaratonistamarciovillar.blogspot.com


Site da prova:
www.arrowheadultra.com

TODA NOSSA TORCIDA AO AMIGO MÁRCIO , QUE ELE CONSIGA MAIS ESSA VITÓRIA E QUE OS EMPRESÁRIOS OLHEM MAIS POR NOSSOS ATLETAS...

Um abraço

JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

Andre disse...

Ola tenho 30 anos jogo volei uma vez por semana, gostaria de começar a correr, sera que vc pode me passar um treino, já agradecendo André Milan meu eail e andremila3@yahoo.com.br

Andre disse...

Desculpa escrevi meu email errado meu email e andremilan3@yahoo.com.br abraço