quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Para descontrair
Estou meio sumido, pois estava viajando e não acessei a internet!
Primeiramente, Feliz Natal atrasado a todos e um feliz ano novo!
Segue textio que li em um site de piadas que fala sobre nosso Hobby mas não tem nada a ver com a gente!
10 Motivos Para Não Malhar
por Esse Merece Oscar
Comece a semana pensando na sua saúde!
1 - Minha avó começou a andar 5km por dia, aos 80 anos. Hoje, ela tem 97 e ninguém sabe onde ela está.
2 - Fiz inscrição numa academia no ano passado e não perdi um quilo sequer! Parece que é preciso participar das atividades...
3 - Tenho que fazer exercícios de manhã, antes que meu cérebro perceba o que estou fazendo.
4 - Não faço nenhum exercício. Se Deus quisesse que tocássemos nossos dedos dos pés, Ele os teria feito mais próximos das mãos.
5 - Gosto das longas caminhadas, principalmente quando feitas por pessoas que me aborrecem.
6 - Se quero correr mais, compro um carro mais potente.
7 - A vantagem de fazer exercícios todos os dias é que você vai morrer com uma boa saúde.
8 - Eu não corro porque derruba a cerveja.
9 - Tartaruga não faz nada, anda bem devagar, e dura 200 anos!
10 - Se nadar emagrece, por que a baleia é daquele tamanho?
Putz...
Abraço a todos!
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
Treino com tiros
Saiba por que é importante ter um treino de tiro por semana para melhorar sua performance como corredor
Por Odara Gallo
Eles costumam ser os treinos mais desgastantes da semana de um corredor, mas não têm apenas como função fazer você suar mais. Os treinos de tiro são fundamentais para quem quer melhorar o desempenho nas provas longas. “Assim como os trabalhos de resistência e técnica, o intervalado é fundamental para o aperfeiçoamento da velocidade como qualidade num corredor”, explica Ricardo Arap, da Race Assessoria Esportiva.
Para entender melhor a importância desse tipo de estímulo, o treinador Cláudio Castilho, da Saúde e Performance, conta o que acontece no corpo do atleta quando ele faz os treinos de tiro. “Este trabalho estimula ritmos superiores aos que normalmente o corredor está habituado a desenvolver em trabalhos contínuos e, com ele podemos, elevar a velocidade média do individuo. Isto acontece porque o atleta passa a estimular as fibras musculares de contração rápida que normalmente são menos usadas em trabalhos de endurance”, falou o treinador.
A maneira como o organismo neutraliza o ácido lático também muda quando se faz esse tipo de treino. “Outro fator importante é que, por estarmos momentaneamente em débito de oxigênio, ocorre uma produção maior de acido lático e, assim, podemos melhorar o mecanismo de produção e remoção deste acido. O resultado disso é o aumento significativo do limiar anaeróbio do corredor”, completou.
Ricardo Arap acrescenta ainda que o trabalho respiratório se intensifica por causa da variação da freqüência cardíaca e o atleta passa a ter uma tolerância maior ao esforço e aprende a economizar energia em circunstâncias determinadas.
Dose os treinos
Como o grau de esforço é muito grande, os treinos de tiro devem ser muito bem dosados na rotina do corredor para evitar um desgaste excessivo e até lesões. “Considerando pessoas normais e não atletas profissionais, uma vez no mínimo e duas vezes no máximo por semana”, afirmou Ricardo Arap. “É importante ressaltar que é necessário um intervalo de pelo menos 72 horas entre estes estímulos”, alertou Cláudio Castilho.
Apesar de o atleta ser submetido a um desgaste maior, os treinos intervalados são mais curtos e devem respeitar a adaptação de cada corredor. “Costumo dizer que intensidades acima dos 85% da freqüência cardíaca máxima de um corredor já caracterizam um trabalho intenso, portanto quanto mais próximo dos 100% o treinador quiser chegar, mais cautela ele deverá ter para estipular o numero de estímulos que será dado”, falou Cláudio Castilho.
De acordo com Ricardo Arap, iniciantes podem trabalhar entre 5 e 12 minutos de esforço, intermediários, 10 a 20 minutos e avançados entre 10 e 30 minutos, todos os tempos são referentes ao tempo descontado os intervalos de descanso. Vale ressaltar que esse tipo de treino deve ser acompanhado de perto por um treinador. Os intervalos maiores de esforço podem favorecer lesões e um profissional vai te ajudar a compreender os limites do seu corpo.
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Circuito das Estações - Resultado
CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS - VERÃO
Esta prova foi sensacional, para não esquecer!
Como postei aqui dias atrás, tive uma semana bem sedentária, regada a Burguer King, frituras, nenhum treino e noites mal dormidas. Por este motivo, me preparei psicologicamente para fazer uma prova descontraída, para curtir e conhecer o percurso.
Sábado, como todo dia antes da prova, fui dormir tarde. Especificamente 01:00 hr da manhã, pois havia saído com minha mãe e resolvi assistir a um filme antes de dormir. Domingo acordei as 04:50 hrs super disposto, pois estava super ansioso para realizar este percurso.
Arrumei-me rapidamente e fui para o Pacaembu. Cheguei a Praça Charles Miller as 06:10hrs e aguardei a abertura dos portões as 06:30hrs. Não sabia como é bom chegar cedo no dia do evento. Nas corridas anteriores, chegue em cima da hora, ou faltando 30 min. para começar a prova.
Dentro do estádio do Pacaembu, que está em obras para rebaixamento do gramado em 50 cm (em homenagem ao Corintians, acho.. rs), havia diversos stands montados, com massagistas onde fiz meu alongamento, a Adidas tinha um stand e uma carreta onde fiz meu teste de pisada e conheci alguns produtos para corrida, barracas das equipes, tudo muito bem organizado pela Revista O2.
Aliás, tenho que dar os parabéns a toda organização da prova por dispor de pessoal de equipe bem preparada e educada, onde sabiam de todos os detalhes do evento. Ressalto também que o percurso é muito bacana, de muito bom gosto! Isso eu já conto para vocês.
Como sempre que possível Dna Luisa me acompanhou para mais esta prova. Mas acredito que ela aproveitou esta prova tanto quanto eu, mesmo não correndo. Como chegamos cedo, peguei meu chip sem nenhuma fila, fiz meu alongamento na tenda de massagem, minha mãe e eu fizemos o teste de pisada na Adidas, tomei meu Ades de morango faltando 1:30hr para começar a corrida, comi frutas e me alinhei na largada sem maiores problemas.
A prova teve início com uns 5 ou 7 min de atraso, mas nada que comprometesse. O dia estava propício para uma boa prova com 20° marcados na Av. Pacaembu. Temperatura super agradável! Aliás, foi a primeira prova que não senti calor durante o percurso!
Com a largada mista (não teve separação na largada por media de Km/min), tive que desviar de algumas tiazinhas e pessoal mais lento, o que demorou cerca de 20 seg. para aplicar um ritmo agradável de corrida. Este era meu plano. Correr em um ritmo mais do que agradável, pois não estava preparado para os temíveis 2 km de subida da Av. Pacaembu, no final da prova..
Como os primeiros 2 km eram de descida, dei uma embalada no ritmo, tanto que ao completar o 2° km, haviam se passado somente 03min21 da largada. Foram os melhores 2 km da primeira parte da corrida, pois além da descida, a Av. Pacaembu é bem arborizada. Deu até para tirar um barato do pessoal simpático da CET.
Na chegada da Rua Margarida, começaram as subidas em direção do Elevado Costa e Silva ("o minhocão"). A rua Marta foi o ponto mais puxado da prova, ao meu ver, pois é uma subida muito inclinada, e chegando ao minhocão, tem mais um bom pedaço de subida, que é justamente a elevação.
Passando por este ponto, percebi que estava super bem e mantive meu ritmo. Foi aí que cheguei a uma atleta de Mogi das Cruzes e resolvi manter um pouco o ritmo dela. Fiz isto do km 3 ao 6,5. No elevado tinha 4 postos de hidratação, algo que achei desnecessário, pois no restante do percurso não tinha nenhum posto d´agua, o que devia ter na subida da Av. Pacaembu.
Outro ponto positivo desta prova foi a colocação de tapete para marcação de chip no km 5, onde era o contorno para a volta no mesmo percurso, pois assim, não teve como ninguém cortar caminho, algo que já vi acontecer duas vezes em corridas da Corpore.
Na volta do Minhocão, pelo km 6, dei uma força moral para a Atleta de Mogi, avisando que tinha menos de 10 atletas femininas na sua frente, mas como ela não apertou o ritmo, fui embora.
Desci a Rua Marta e Rua Margarida, e subi a Av. Pacaembu rumo ao estádio. Neste momento, faltavam apenas 2 km para a linha de chegada. Neste momento, fiquei muito contente, pois estava inteiro e com bastante fôlego!
Neste momento, mantive o ritmo do início da prova, pensando no gás final no último km.
Chegando ao km 9, resolvi apertar bem o passo, nisso passei uns 15 corredores. Fiquei mais animado ainda, pois havia vencido metade da subida do Pacaembu e estava com gás de sobra.
Faltando uns 500 m, passei por um senhor na faixa dos 40 anos passando muito mal no chão, sendo atendido pelos médicos do Hospital Nove de Julho. E como ele passava mal. Imaginei se o dia estivesse quente, como seria pior para ele. Sabia que passaria este senhor, pois no km 1,5 ele passou por mim muito rápido, e percebi que ele nem tinha porte físico de corredor para manter aquele ritmo, principalmente no início de prova. É uma pena que existem pessoas que não sabem seus limites.
Ao passar pela placa de 500 m restantes, resolvi dar um "sprint" final. Corri muito neste momento. Sentia-me correndo os 400 m rasos. hehe. Quando visualizei a linha de chegada, ouvi um grito da minha mãe, e apontei para o cronômetro da linha de chegada que marcava 44 min, mostrando para ela o que eu não acreditava para aquele dia. Foi uma surpresa para a gente, pois esperava completar a prova lá pelos 50 min.
Como é bom ter alguém comemorando com a gente! Ficamos eufóricos pela minha marca. Bati meu recorde pessoal, que era de 00h46min58s, com um tempo de 00h44min43s líquido. Segue abaixo a tabela com meus resultados:
Foi incrível! Nunca havia chegado a uma posição tão boa. 191° no geral, 172° no masculino e 30° por faixa etária.
Após a linha de chegada, entramos no estádio do Pacaembu onde entregamos o chip, retiramos a medalha da etapa de verão, ganhamos uma toalha personalizada da prova, Marathon e frutas (banana e pêssego) a vontade.
Fui para a área vip onde fui muito bem recepcionado pela equipe da O2, tomei um belo café da manhã, com direito a granola, iorgute, pães, sucos e sorvete. Descansamos bem lá, assistimos as premiações e sorteios e fomos para casa.
Foi um belo dia! Para eu não esquecer!
Abraço e boas corridas a todos!
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Semana preguiçosa!
Acho que é relaxo mesmo, pois tenho condições de treinar, mas deixei que algumas obrigações tomassem todo o tempo que teria para treinar. Segunda não dava para treinar, pois fui de bus para casa com minha mala e estava super-cansado. Na terça fui encontrar meu "cumpadi" Benja, e acabei me hidratando tomando umas cervejinhas. rs. Quarta estava garoando, e ontem tive que resolver uns problemas.
Mas hoje, se Deus quiser, retorno as atividades, jogando bola no campo do Banespa. Tá certo que não é um belo treino, mas dá para simular um treino de tiros, pois o campo é quase oficial.
Mudando de assunto, finalmente liberaram a edição de blog no proxy aqui na empresa, portanto, na hora do almoço, atualizarei meu blog e responderei as mensagens dos amigos!
Abraço a todos e boas corridas!
quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Circuito das Estações
Devido a bloqueios de acesso a alguns sites na internet na empresa onde trabalho, não pude postar e responder comentários ontem. Massss, como para tudo da-se um jeito, aqui estou hoje postando de uma maneira genérica! hehe
Tenho duas novidades:
A primeira é que consegui inscrição gratuita para o Circuito das Estações da Adidas, devido o patrocínio da empresa que trabalho com este evento. Portanto, além da economia, irei conversar pessoalmente com os organizadores, aliás, meu nome está na lista vip(hehe). A corrida será neste domingo, dia 16.
A largada acontece no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Miller. O percurso segue pela Avenida Pacaembu, pela Rua Margarida e pela Rua Marta. Depois, os atletas continuam até o quinto quilômetro pelo Elevado Costa e Silva e fazem o retorno. A volta para o Estádio do Pacaembu passa pelas mesmas ruas e avenidas, completando o percurso de 10k.
Será minha última prova do ano, e como não me preparei nem um pouco esta semana, não acredito que baixarei meu tempo, que está em 46min alto. Mas será uma ótima corrida, tenho certeza, como são todas!
Recebi da Federação Paulista de Atletismo, hoje pela manhã, minhas fotos da 7 corrida noturna da FPA. Algumas ficaram feias demais, com minha cara de morto, portanto postarei só as melhores(imaginem as piores). OBRIGADO LUCIMARA!
Eu na liderança(sonho meu) hehe...
Eu e Dna Luisa(minha mãe), que sempre vai me prestigar!
Abraço a todos e boas corridas!
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
DESABAFO - VOLTA DA PAMPULHA
Li este post no Blog Correr é Viver, e achei interessante postar aqui, mesmo não presenciando estes ocorridos, pois é uma pouca vergonha tudo o que aconteceu.
Obs: Esta carta foi encaminhada para uma revista de corrida.
Resolvi escrever pela primeira vez a essa conceituada revista que há tantos anos prestigia o esporte que mais cresce no momento , com milhares de praticantes , perdendo talvez apenas para o futebol, este que a cada campeonato nos decepciona mais, taí a queda do Corinthians , sem planejamento , sem estrutura, onde os cartolas só pensam em desviar dinheiro e fico me perguntando após os problemas vistos na IX Volta Internacional da Pampulha se a corrida de rua também irá pelo mesmo caminho do futebol, desorganizado e com interesses pessoais.
O que poderia se tornar um exemplo internacional, virou uma decepção nacional, não bastasse os acontecimentos ocorridos na última maratona de chicago, no qual foi excepcionalmente interrompida e de maneira corretissíma pela organização devido ao forte calor e ausência de àgua aos atletas, vimos na Volta Internacional da Pampulha (já que querem dar esse nome a uma prova que de internacional só tem alguns poucos quenianos que por cá aparecem) desrespeito total aos inscritos realizando a largada debaixo de um sol escaldante de 33ºC na hora da largada ás 10:00 da manhã e que durante a prova tenham certeza aproximou dos 36ºC .
Largada às 10:00 da manhã? Mas no regulamento não tava escrito 09:40 e nas vésperas nos comunicaram que seria 09:50, ah! Tudo bem , em 2006 também seria 09:40 mas em cima da hora deram a largada às 09:30 pegando vários atletas desprevinidos ainda fora da grade de isolamento na largada.
Que mal tem então no ano seguinte largar às 10:00 ?
Regulamento é para ser cumprido ou para beneficiar a quem de bem ou de mal interessa?
Esse ano até inovaram colocando pelotões de ritmo como forma de organizar a largada, mas quem disse que os atletas conseguem chegar ao seu local pré-determinado? Pular a grade para largar no bloco certo , nem pensar, pois o regulamento não permite e fiscais estão lá para impedir.
Só esquecerm que em provas "internacionais" não é assim que funciona, simplesmente colocar a faixa indicando o ritmo e pronto, algumas provas o número de peito tem cores diferentes ao atletas , em outras pulseiras de cor diferente para determinar o ritmo e local de largada e por aí vai.
Tudo bem, largada às 10:00, 10:02, 10:04.......,como eu estava lá na largada e não em casa como a maioria do brasileiros sentando em frente a telinha, talvez não tenha percebido que houve um break no voleibol transmitido pela TV e aí sim era hora de largar a corrida em BH.
Festa total, alegria, música , fogos , buzina de largada e lá vamos nós até os primeiros postos de àgua morna!!!. Morna não ,estava quente , afinal com 9.800 atletas, fora os bicões, como divulgado pela imprensa durante a semana, tinha gelo pra todo mundo, não tinha? Tinha nada, na chegada então foi um espetáculo vendo a organização abrindo caixas atrás de caixas de papelão lotadinhos de àgua que deviam estar lá corando desde os primeiros raios de sol do dia.
Nesses 22 anos que tenho de provas descubro que cada corrida é uma surpresa ! Essa então foi ingrata surpresa, ver macas e mais macas socorrendo os desidratados, exaustos e sons de ambulância na chegada , durante a prova e até na volta pra casa, será que eram ainda participantes da prova sendo levados a hospitais?
Dou meu palpite para o ano que vem , se tiver jogo do Corinthians pela série B em 2008 no dia da Volta da Pampulha aposto que a largada será as 12:00. Que venha o próximo campeonato brasileiro em 2008 , quem será o próximo a cair?
Prof. Marcelo Camargo
Treinador do Clube Fórmula de Corrida.
Atleta de Corrida há 22 anos.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
5 CORRIDA BH 10 KM CEMIG ENERGIA VITAL
Quinta-feira a noite embarquei para BH. Encarei 8hrs de viagem de bus(já estou acostumado, pois é desta forma que visito minha namorada). A viagem foi tranquila, mas como sou um pouco grande, sempre é desconfortável e cansativa quando viajo na classe Convencional.
Cheguei em BH no maior pique, já planejando em treinar em torno do quartel da Policia Militar de MG(volta de 1,6Km), comprar gel no Mercadão... porém, querer não é poder, pois estava mais cansado do que eu pensava... após almoçar e buscar meu Kit(camiseta regata amarela muito boa e bonita, e chip), eu e a Ale fomos para casa.. foi só eu chegar, tomei um banho, comi algo e capotei.. desmaiei as 19:30hrs e fui acordar no sábado as 05:50hrs.
Ainda bem que dormi tudo isso, pois acordei super-disposto, tomei um iorgute com biscoito(costumo não comer antes das provas, pois acordo tão ansioso que até passo mal), e fomos, eu e minha namorada Alessandra para a Afonso Pena, local de largada da prova. Chegamos com bastante antecedência, onde me hidratei bem e fiz um bom aquecimento, próximo a equipe do Cruzeiro.
Achei tudo muito estranho pois havia muito menos pessoa que nas provas realizadas em São Paulo(havia umas 1300 pessoas). Graças a isso, me posicionei bem na largada para o início de prova. A largada ocorreu com 7 min de atraso, mas não comprometeu muito.
Larguei bem na Afonso Pena e consegui passar uma centena de competidores antes da subida da Av. Brasil. Aliás, que subida! Desde esta corrida considero a subida da Rubem Berta em São Paulo uma bába... rs Subi em um ritmo bom a Brasil e cheguei na Praça da Liberdade, onde no dia seguinte teve a Volta Ciclística da República.
Na Praça da Liberdade foi tranquilo, pois era uma via plana e fresca, seguido da descida da mesma Av. Brasil. Nesta hora "soltei o freio de mão" e disparei rumo a Rua Grão Pará, atravessando a Av. Afonso Pena, Rua Aymorés, Av. Carandaí. Nesta hora o corpo pesou, o ar faltou.. hehe.. também tinha puxado muito no início, pela euforia de correr pela primeira vez em BH.
Ao chegar na Av. dos Andradas, estava bem cansado, e neste momento estava muito abafado, pois não tinha nenhuma arvore nesta avenida e era ao lado de um grande córrego. Neste momento reduzi um pouco o ritmo, pois estava bem cansado. Pareciam os 3 km mais longos das minhas corridas...
Ao concluir a ida e volta na Av. doa Andradas, caímos na Av. do Contorno, com um percurso de quase 800mts puxados de subida. Esta hora eu quase pedi para sair.. heheh mas não.. nem caminhar eu admitiria..
Foi essa hora que eu perguntei para um senhor ao meu lado: - "Tem mais alguma subida???".
Ele respondeu: - "Só mais uma contornando o parque Giannetti".
Esta hora eu ri com uma cara puto da vida com o tiozinho falando "SÓ" mais uma subida!!! Me senti um fracassado esta hora, mas só de raiva, mesmo não tendo mais perna e fôlego, apertei o passo e deixei o tiozinho para trás!
Chegando à bendita subida, faltando 1 km para o termino da prova, me auto-incentivei e acelerei minhas passadas.
A 500mts do final, já na Afonso Pena, avistei minha namorada junto com mais três mulheres que estavam esperando seus respectivos esposos/namorados. Eu olhei para ela mas percebi que ela não estava me reconhecendo, pois saí com boné na cabeça, de cabeça erguida, e voltei com boné na mão, todo encharcado de tanto tomar banho com copinho d´agua(devo ter usado uns 12 copos para me refrescar), e acabado, mas mesmo assim consegui soltar um grito: - Estou morrendo!!!
Apertei mais ainda meu passo nos últimos 500 mts, onde passei mais uns 10 corredores. Cheguei com um tempo líquido de 00:46:58, minha melhor marca nos 10Km. Minha classificação no Geral Masculino foi 388º de 1365 participantes. Considero um excelente tempo para uma prova em que não tinha noção de altimetria, com duas longas ladeiras e 3 km do percurso com um tempo super abafado.
Após concluir a prova, tomei mais uns três banhos com copo d´agua e fui retirar minha suada medalha!!! Junto com a medalha veio uma barra de cereal muito boa e um Marathon de água de coco horrível! Demos mais uma volta e parei em uma barraca de massagem(porque ninguém é de ferro) e assitimos as premiações, dominada pelos atletas do Cruzeiro.
Saímos e fomos ao Mercadão, onde comprei lingüiça para o churrasco e procurei uma pedra para fazer churrasco no fogão, mas não encontrei. Tomamos um belo açaí na tigela e depois fomos para casa.
A tarde, fizemos um belo de um churrascão, com 2 maminhas, lingüiça defumada e lingüiça de pernil, regado a cerveja e um bom papo! Ainda sobrou um tempo de ir ao shopping com a Ale.. Nada mal este sabadão!
Depois de um sábado tão agitado, repousei o dia todo ontem, com exceção para buscar um frangão assado com batata e dar um pulo em uma das melhores padarias de BH para comprar uns pães de queijo para a viagem!
Sai de BH ontem as 22:30hr(16min de atraso) em um ônibus leito da Viação Cometa, e cheguei hoje as 06:00hrs na rodoviária Tietê, onde vim direto trabalhar na maior empolgação(Ô)!
Aproveitado o post de hoje, gostaria de agradecer o Wladimir do blog Vou e Volto Correndo, por fazer parte do grupo de meus amigos blogueiros corredores!
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
7ª Etapa Corrida Noturna FPA
Resultado Oficial:
Prova 5.000 METROS RASOS MASCULINO ADULTO FINAL P/TEMPO Série: 01
Clas. Nº Atleta Equipe Marca
1º 1481 JOAQUIM BARBOSA FILHO AD ASA /ESPORTE GUARULHOS 15:42:46
2º 1 RONICESSE FELIX DE LIMA ESP. VIDA SAUDAVEL 15:50:22
3º 1470 DAMIAO NUNES DE SOUZA CORREDOR DE RUA 15:50:91
4º 1469 OZIVAN DOS S. BONFIN CORREDOR DE RUA 16:00:95
5º 1495 RICARDO DE F. DA SILVA CORREDOR DE RUA 16:22:70
19º 1485 ANDRES L. COELHO LOPEZ CORREDOR DE RUA 21:53:57
Fiz 01:53:57 a mais do que eu pretendia mas está ótimo.
7ª Etapa Corrida Noturna FPA
Não pensei que ia ser tão legal e diferente, pois nunca havia pisado sequer em uma pista de atletismo profissional. É impressionante a diferença na corrida da pista para a rua.
Cheguei cedo com minha mãe, onde ficamos batendo papo e assistimos os 2000mts rasos femininos, onde teve somente duas corredoras do EC Pinheiros. Foi uma prova rápida, de 5 voltas.
Em seguida teve os 3000mts rasos masculino, totalizando 7 voltas e meia. Neste momento fui me aquecer. Aproveitei e entrei no embalo dos The Flashs do atletismo e aqueci junto. Foi bom pois aprendi outras maneiras de me aquecer a alongar.
Quando finalizou os 3000mts masculino, fui me aquecer proximo a pista, onde em seguida o locutor chamou um a um a galera que correria os 5000mts masculino e feminino. Nos dirigimos até o fim da reta oposta da pista onde ocorreu a largada.
Foram 12 voltas e meia na pista de 400mts. Larguei e tentei acompanhar por uns metros os corredores profissionais, onde em 100 mts, eles já dispararam muito a minha frente. Então comecei a manter um ritmo mediano, de 1:38/1:40 por volta. Na 2ª volta meu corpo já me lembrou que não estava preparado para uma competição, e o corpo começou a pesar. Também, havia acordado as 06:00hrs, somente almocei, com certeza teria o minimo de resistência.. rs
Meu ponto forte desta prova, foi que pela primeira vez consegui manter e até aumentar o ritmo. Completei a prova em 00:21:24 (tempo não-oficial). O pesar foi levar 4 voltas da elite, mas aí é outro papo! Os caras passavam por mim facilmente, correndo uns 2/3 mais rápido que eu. Não só os caras, como três atletas mulheres da elite também, que passavam voando por mim.
Eu fiquei muito contente, pios baixei meu tempo, mesmo não conseguindo ficar abaixo de 00:20. Fiquei impressionado com a simpatia do pessoal da Federação Paulista de Atletismo, que atenderam todos muito bem, super organizados e atenciosos.
A noite fui muito proveitosa também pois conheci a Jack do blog Correr é Viver, que é uma simpatia, conheci também o Ricardo da equipe PlayTeam. A partir do ano que vem farei parte desta equipe, que sempre está presente em vária corridas de rua, onde ontem não foi diferente. Já o Nadais do blog Corredor de Rua deu cano.. hehehe
Gostaria de agradecer ao amigo Jorge maratonista e a Jack que fazem parte também de minha lista de amigos corredores!
Ps.: Quando a federação me enviar as fotos, eu publico aqui!
Grande abraço!
Andres
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Treinamento intervalado de alta intensidade
Tradicionalmente, o método de treinamento intervalado tem sido empregado de maneira muito subjetiva no treinamento esportivo. Apesar dessa metodologia ser aplicada no cenário esportivo desde a década de 1960, ainda existem muitas deficiências na maneira de prescrever e controlar a carga de treinamento.
Assim, com o intuito de diminuir a grande subjetividade desse método e proporcionar maiores efeitos de treinamento, muitos cientistas do esporte vêm desenvolvendo pesquisas utilizando essa metodologia de treinamento em conjunto de variáveis fisiológicas que apresentam alta reprodutibilidade e, também, validade na predição do desempenho em provas de média e longa duração.
Basicamente, esse artigo abordará o método de treinamento intervalado de alta intensidade e sua efetividade de aplicação quando utilizado em conjunto de variáveis fisiológicas precisas. No entanto, para uma melhor compreensão do assunto, inicialmente apresentaremos como são determinadas essas variáveis e o conceito de cada uma delas.
Para a determinação do Consumo máximo de oxigênio (VO2max), da Velocidade correspondente ao consumo máximo de oxigênio (vVO2max) e do Limiar Anaeróbio (LAn) é realizado um teste progressivo (com aumento progressivo de velocidade) em uma esteira ergométrica. A velocidade inicial utilizada para atletas treinados geralmente é entre 12 e 14km/h, com incrementos de 1km/h a cada 3 minutos até à exaustão voluntária.
Entre cada estágio (cada 3 minutos) há um intervalo de 30 segundos para a coleta de sangue do lóbulo da orelha para a dosagem do lactato sanguíneo. O indivíduo que realiza o teste tem um equipamento acoplado nas suas vias de respiração (máscara na região da boca e do nariz) e ligado a um computador que armazena os valores de gás expirado respiração a respiração durante todo o teste. O VO2max é o maior valor de consumo de oxigênio obtido durante todo o teste, a vVO2max é considerada como sendo a velocidade de exercício na qual ocorre o VO2max e o LAn é a mais alta concentração de lactato sangüíneo e velocidade de exercício que apresenta um equilíbrio do organismo no que diz respeito à liberação e a remoção do acido lático que é produzido nos músculos durante o processo de produção de energia (determinado a partir da análise do sangue).
Para a determinação do Tempo de sustentação na velocidade referente ao consumo máximo de oxigênio (Tlim), realiza-se um teste (em um outro dia) com a velocidade da esteira ajustada na vVO2max (encontrada no teste progressivo) e o indivíduo se exercita nessa velocidade até a exaustão, sendo registrado o tempo total de permanência durante o exercício. Visto que os testes são de caráter máximo, é necessário um intervalo de 48 horas entre cada teste para que o indivíduo consiga se recuperar totalmente e não apresente influência na determinação dos resultados.
Conceitualmente, o VO2max pode ser definido como a máxima capacidade de captação (pulmões), transporte (coração e vasos) e utilização do oxigênio (principalmente pelos músculos), durante exercício dinâmico, envolvendo grande massa muscular corporal. É a variável fisiológica que melhor representa a potência aeróbia, ou seja, é uma medida da quantidade máxima de energia que pode ser produzida pelo metabolismo aeróbio em uma determinada unidade de tempo.
Já a capacidade aeróbia, indica teoricamente a quantidade total de energia que pode ser fornecida pelo metabolismo aeróbio, podendo ser bem estimada pelas variáveis associadas à resposta do lactato sangüíneo durante o exercício submáximo (representada pelo LAn). No entanto, para a uma prescrição mais precisa do treinamento, vem se utilizando a vVO2max e o Tlim, sendo que esse tem sido um assunto central de diversos estudos.
Parece consenso para muitos pesquisadores que o treinamento intervalado de alta intensidade é indispensável para a melhora do desempenho aeróbio em diferentes modalidades esportivas, principalmente em provas com duração superior a 1 minuto (ex: corridas de média e longa duração).
Desta forma, alguns estudos sugerem que o treinamento intervalado seja realizado em séries de cinco repetições com as seguintes características: velocidade - 100% vVO2max, duração - 60% Tlim e recuperação ativa - 60% vVO2max, com a mesma duração do exercício.
Este modelo de treinamento é interessante porque a vVO2max tem sido proposta como a velocidade de corrida na qual o indivíduo consegue atingir e manter o maior tempo possível o VO2max. Além disso, parece que 60% Tlim é o tempo necessário para que o VO2max possa ser atingido durante o exercício e sustentado durante um período que poderia determinar a melhora do VO2max, da vVO2max e do desempenho. Assim, quando o objetivo é atingir e manter o VO2max, a vVO2max pode ser utilizada, visto que ela pode proporcionar uma maior sobrecarga sobre o sistema aeróbio.
Em alguns estudos desenvolvidos com corredores bem treinados em provas de média e longa duração, realizou-se esse tipo de treinamento intervalado de alta intensidade (uma sessão semanal) combinado com o treinamento contínuo de intensidade moderada a 60 - 70% da vVO2max (quatro sessões semanais com 60 minutos de duração) e treinamento intervalado de longa duração (uma sessão semanal com 2 x 20 minutos a 85% da vVO2max com 5 minutos de intervalo entre as séries, sendo essa intensidade de 85% da vVO2max representante da velocidade do LAn) por um período de quatro semanas.
Os resultados encontrados apresentaram uma melhora significativa do VO2max, da vVO2max e do desempenho, sendo concluído então que a aplicação do treinamento intervalado de alta intensidade utilizando uma sessão semanal proporciona melhora significante no desempenho aeróbio de corredores bem treinados. Contudo, é importante ressaltar que esse tipo de treinamento deve ser aplicado combinado com o treinamento contínuo de intensidade moderada, além do que, mais de duas sessões semanais de treinamento de alta intensidade pode levar os atletas ao overtraining (supertreinamento) e conseqüente diminuição do desempenho. Sendo assim, é fundamental que as avaliações sejam efetuadas por profissionais especializados, realizando estas com elevada precisão, assim como, interpretando os resultados de maneira correta para uma posterior prescrição das sessões de treinamento, visto que o sucesso e o overtraining estão bem próximos.
Laboratório de Esforço Físico (LAEF) da UFSC
Kristopher Mendes de Souza (e-mail: kristophersouza@yahoo.com.br)
Juliano Fernandes da Silva
George Vieira
Francimara Budal Arins
Dr. Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo (Doutor em Fisiologia do Exercício)
O Laboratório de Esforço Físico (LAEF) da Universidade Federal de Santa Catarina é um Laboratório de Pesquisa em Fisiologia do Exercício que envolve a participação de professores doutores, mestrandos e alunos de graduação na área de Educação Física. Os participantes trabalham com base em variáveis fisiológicas relacionadas com a performance principalmente nas modalidades de corrida, ciclismo, natação e triathlon.
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Prova inesperada!
Graças a consulta que fiz no blog do Nadais, mudei todos os meus planos para hoje e amanhã!
Pretendia treinar forte hoje, e amanhã descançar para a viagem que farei a Belo Horizonte, porém chequei no blog que amanhã(05/12) terá a 7ª Etapa Corrida Noturna FPA, no Estádio do Ibirapuera, a partir das 19:30hrs
Provas
2.000m rasos - F - Pista - Final p/tempo - Adulto - 05/12/2007 - 19.00
3.000m rasos - M - Pista - Final - Adulto - 05/12/2007 - 19.15
5.000m rasos - F - Pista - Final - Adulto - 05/12/2007 - 19.30
5.000m rasos - M - Pista -Final - Adulto - 05/12/2007 - 19.40
Já me inscrevi na Federação e correrei os 5.000m rasos. Como é uma corrida em terreno plano, pretendo completar a prova abaixo dos 20min.. tudo depende de como eu estiver amanha.
Até mais!
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Final de semana
Estou na expectativa para o próximo sábado. Correrei 10k em Belo Horizonte, em comemoração ao aniversário da cidade. Pretendo baixar meu tempo para próximo dos 40min. O ponto negativo é que eu não conheço o percurso, mesmo conhecendo um pouco da cidade. Mas pelo o que eu vi no mapa, terá algumas subidas e decidas, só para atrapalhar.
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Exercícios irregulares podem causar infarto
A vontade de melhorar a aparência para o verão na maioria das vezes é inevitável e é nessa época do ano que as academias ficam lotadas de pessoas loucas para se livrar do prejuízo conquistado ao longo do ano. Entretanto, é preciso ter responsabilidade e disciplina para iniciar uma atividade física. De acordo com o Dr. Dalmo Moreira, cardiologista do Delboni Auriemo, a prática de atividade física irregular pode causar infarto do miocárdio.
O médico explica que manter um corpo bonito leva tempo e o começo deve ser leve. “Quando o sistema cardiovascular é submetido a um esforço pelo qual a pessoa não está acostumada, instala-se uma situação de estresse agudo. A conseqüência é a liberação de uma grande quantidade de adrenalina na circulação, causando o aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca”, alerta o Dr. Moreira. São esses fatores que provocam a sobrecarga no músculo cardíaco e podem ocasionar o infarto agudo do miocárdio.
Segundo o cardiologista, algumas pessoas estão mais susceptíveis ao problema, como os indivíduos acima dos 40 anos, fumantes, diabéticos, com hipertensão arterial e dislipidemias ou com histórico familiar de doença coronariana. “Com certeza, esse grupo de indivíduos já pode ter um grau de obstrução coronária e não sabe. Se realizar um esforço intenso, corre o risco de ter um infarto do miocárdio”, afirma. Por essas razões, o médico orienta os iniciantes a visitarem o cardiologista com o objetivo de avaliar as condições clínicas e planejar um esforço físico que o sistema cardiovascular tolere.
Apesar de ser um mal que atinge, em sua maioria, pessoas acima dos 40 anos, o risco de infarto seguido de morte é maior entre os jovens. Nessa faixa etária o coração ainda não possibilita grande variedade de alternativas contra uma artéria obstruída. “No momento em que há um bloqueio, a circulação colateral do coração mantém um fluxo de sangue opcional. Nos jovens, a circulação é bem menor”, explica Dr. Moreira.
Com as devidas precauções, o exercício físico é um grande aliado à saúde do coração. Dentre muitos benefícios, controla a pressão dos hipertensos crônicos, melhora os índices de glicemia e diminui os níveis de colesterol e triglicérides do sangue. “Aconselho as atividades físicas a todas as pessoas. Mas antes de qualquer atitude, é primordial realizar uma rigorosa avaliação clínica com um cardiologista e definir o perfil que estabeleça um plano adequado para os exercícios físicos”, define.
Mulheres x Infarto
O estrógeno protege o sistema cardiovascular contra a hipertensão arterial e reduz o risco de doença coronariana. Durante a menopausa, este hormônio atinge níveis plasmáticos muito baixos e a proteção exercida por ele deixa de existir. Por essa razão, o índice de infarto no sexo feminino até os 50 anos, em média, é muito menor. Após essa faixa etária, o número de casos entre homens e mulheres é compatível. Fumantes e consumidoras de pílulas anticoncepcionais correm maior risco de sofrer infarto.
Precauções antes de iniciar a prática de atividades físicas
- Procurar um cardiologista para avaliar as condições clínicas e físicas;
- Realizar exame de sangue para verificar colesterol e suas frações: glicemia e triglicérides;
- Tirar um hemograma completo;
- Acima dos 35 anos, realizar eletrocardiograma, teste de esforço e um ecocardiograma .
Benefícios dos exercícios regulares
- Hipertensos crônicos podem ter seus níveis pressóricos controlados de maneira mais eficaz;
- Melhora os índices de glicemia (por isso os exercícios são indicados aos diabéticos);
- Acentuada queda dos níveis de colesterol e triglicérides do sangue;
- O indivíduo condicionado pelo esporte regular tem menor freqüência cardíaca, pouco consumo de oxigênio pelo coração e baixo desgaste do músculo cardíaco;
- Melhora o aproveitamento do oxigênio pelos músculos dos membros, fazendo com que seja extraído e utilizado de maneira mais racional pela musculatura periférica;
- Libera endorfinas que se acumulam na circulação e no sistema nervoso, causando sensação de bem estar;
- Perda de peso;
- Maior quantidade de mitocôndrias nos músculos – corpúsculos intracelulares responsáveis pela produção de energia das células de todo o corpo.
quinta-feira, 29 de novembro de 2007
Treino de 28/11/2007
Treino de 28/11/2007
Pretendia ontem fazer meu primeiro treino com a galera da ERM RUNNING TEAM, no Centro Olímpico, mas não quis arriscar de levar uma multa por causa do rodízio do meu carro. Então resolvi treinar em Santo Amaro, nas ruas em torno a Sabesp.
Fiz meu primeiro treino solo, onde corri um pouco mais de três voltas em 21 min. Cada volta tem 1 milha(1,6km), totalizando 5km de treino. Pelo meus cálculos, fiz 04"20 min/km. Considero uma boa marca, para 1/4 do trajeto sendo uma subida de 20°(aproximado). O clima estava bem agradável durante o treino(das 19:00hrs as 19:30hrs), em torno de 25°/26°. Desta fez estava bom para correr lá, pois tinha algumas pessoas correndo também. Na última vez que fui correr na Sabesp, estava tarde, e as ruas estavam desertas.
Hoje pretendia treinar no Ibirapuera, mas meu amigo não poderá ir hoje. Então vou aproveitar a noite para descansar, pois ontem treinei um pouco puxado.
São Silvestre: como lidar com as dores musculares da prova
por Donata Lustosa - Site Webrun
São Paulo - Aqueles que nunca correram a São Silvestre devem estar preparados para encararem algumas dorzinhas que certamente surgirão após os 15 quilômetros de prova. Mas calma! Não se apavore. Se você tomar algumas precauções, essas dores não irão atrapalhar o seu desempenho na corrida e nem a sua festa de reveillon, já que a São Silvestre é realizada justamente no último dia do ano, 31 de dezembro na capital paulista.
De acordo com o fisioterapeuta esportivo, David Homsi, o atleta amador que está começando a correr, ainda não tem o condicionamento físico ideal para a prática de atividade física. Mesmo com o treinamento em dia, com os exames clínicos (no mínimo exame de sangue e ergométrico) perfeitos, ele não vivenciou uma experiência na prova e não saberá como seu corpo irá reagir. Por isso a chance de sentir algumas dorzinhas musculares durante e depois da São Silvestre é grande.
Além disso, cada prova é uma prova e a característica de cada uma delas também pode influenciar. “Na São Silvestre é calor com isso o atleta terá um desgaste maior. A temperatura do corpo será mais alta, o metabolismo estará mais acelerado e conseqüentemente ele vai respirar mais e gastar mais energia”.
Segundo ele, uns dos responsáveis por essa dor corporal é o acúmulo de ácido lático na musculatura. “Quando a pessoa não é bem condicionada o acúmulo de ácido lático é maior e conseqüentemente a dor também é maior”, explica.
Mas quais dores o atleta pode sentir? David Homsi conta que o corredor terá dor praticamente no corpo todo. Isso porque, vale lembrar, que não são só as pernas que trabalham durante a corrida. Há outros membros do corpo que são utilizados, como por exemplo, a musculatura respiratória. E a regra do não condicionamento também vale para essa musculatura respiratória, ou seja, sem condicionamento essa musculatura também será afetada.
Além disso, se a prova tiver muitas subidas, e a São Silvestre tem a famosa subida da Avenida Brigadeiro, o atleta pode ter dor na panturrilha. “Já se o percurso for de aclives, as dores serão no quadríceps”, conta o fisioterapeuta. Os ombros também não escaparão, já que ele faz durante toda a corrida um movimento de alavanca.
No final da prova o corredor provavelmente terá dor nos músculos principais da corrida que são: os respiratórios e os inferiores como quadríceps, tibial anterior, panturrilha, isquio tibiais e abdominal.
Minha próxima corrida 10k
Galera,
Na próxima semana participarei de mais uma corrida de 10k. Será em comemoração ao 110º aniversário de Belo Horizonte. Como tenho hospedagem garantida(minha namorada morá lá), não posso deixar de participar, já que vacilei e perdi a inscrição da Volta da Pampulha.
http://www.jjseventos.com.br/corridas/bh/5corrida.html
110º ANIVERSÁRIO DE BELO HORIZONTE
8 DE DEZEMBRO DE 2007 – 9H
CORRIDA 10 KM * CORRIDA ESPECIAL 10 KM * CAMINHADA 5 KM
LARGADA E CHEGADA NA AV. AFONSO PENA – PQ. MUNICIPAL AMÉRICO RENNÉ GIANNETTI
PROGRAMAÇÃO
8H40 – AQUECIMENTO
8H55 – LARGADA CORRIDA ESPECIAL
9H00 – LARGADA CORRIDA GERAL 10 KM E CAMINHADA
10H15 – INÍCIO DA CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
PREMIAÇÃO
R$6.500,00 DE PREMIAÇÃO TOTAL NO EVENTO (VALOR BRUTO)
TROFÉUS PARA A CATEGORIA EMPREGADOS CEMIG
TROFÉUS PARA A CATEGORIA GERAL
PREMIAÇÕES COM MEDALHAS NA CATEGORIA CORRIDA ESPECIAL
RETIRADA DO KIT PARTICIPAÇÃO
SOMENTE DIA 07/12 – SEXTA FEIRA DAS 11:00 ÀS 21:00 HORAS, NA SEDE DA CEMIG – AV. BARBACENA, 1200 – STO. AGOSTINHO
NÃO HAVERÁ ENTREGA DE KIT PARTICIPAÇÃO NO DIA DA PROVA.
VALORES DA INSCRIÇÃO
R$30,00
R$25,00 – EMPREGADOS CEMIG
R$27,00 – FUNCIONÁRIOS CARREFOUR
R$15,00 – PARTICIPANTES COM MAIS DE 60 ANOS HOMENS E MULHERES COM MAIS DE 55 ANOS.
CORRIDA ESPECIAL – GRATUITA * INSCRIÇÕES SOMENTE NA JJS EVENTOS BH – RUA SÃO PAULO, 1106 SL 1704 – CENTRO – DE SEGUNDA À SEXTA DAS 9H ÀS 18H E AOS SÁBADOS DAS 9H ÀS 13H.
POSTOS DE INSCRIÇÕES
A PARTIR DO DIA 13/11/2007
JJS EVENTOS – BELO HORIZONTE
26/07/07 À 17/08/07 OU TÉRMINO
RUA SÃO PAULO 1106, SALA 1704 – CENTRO
FONES: (31) 3226-7172 / (31) 3226-7179
SEGUNDA A SEXTA DAS 9H:00 AS 18H:00
SÁBADO DAS 9H:00 AS 13H:00
LOJAS CENTAURO
13/11/07 À 04/12/07 OU TÉRMINO
MINAS SHOPPING
AV.CRISTIANO MACHADO, 400 LOJA 171 – FONE: (31)3426-1166/1279
SHOPPING DEL REY
AV. PRESIDENTE CARLOS LUZ, 3001 LOJA 1053/1057 – FONE: (31)3415-6052/8011
SHOPPING CIDADE
RODOVIA BR 356, 3049 LOJA 72 A 74 128/129 – FONE: (31)2102-8010/8011
SHOPPING SAVASSI
AV. DO CONTORNO, 6061 LOJA 211/214 – FONE: (31)2101-0055
ITAÚ POWER SHOPPING
AV. GENERAL DAVID SARNOFF, 5160 – LOJA 255 – BAIRRO CIDADE INDUSTRIAL – CONTAGEM – MG – (31) 3661-2373
BH SHOPPING
ROD. BR 356, Nº 3049 – BAIRRO BELVEDERE (31) 2102- 8010
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 2ª À DOMINGO DAS 10H:00 ÀS 22H:00
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
CIRCUITO DO CARTEIRO
Pessoal das corridas, dia 09/12/2007, domingo, teremos mais uma prova do Circuito Nacional de Corrida do Carteiro, agora com a etapa de São Paulo, com largada prevista para 08:00h. A novidade é que se trata de uma corrida sem taxa de inscrição, coisa rara em corridas de rua. As inscrições poderão ser feitas pelo site http://www.estacaomassagem.com.br/correios2007/, até limite de 2.000 participantes, com taxa de 10 kg de arroz ou 2 latas de leite em pó, que serão entregues as entidades filantrópicas. Uma boa oportunidade para você acrescentar mais uma naquela relação de boas ações de fim de ano. A retirada dos kits será no dia 08/12, sábado, das 08:00h às 18:00h e no dia 09/12 a partir das 06:00h. O percurso terá 10k, se constitui em duas voltas pelos seguintes trechos: largada na Rua Mergenthaler (em frente ao Edifício sede dos Correios), seguindo pelo viaduto Mofarrej, rua Major Paladino, av. Cardeal Santiago Luis Copello, rua Prudêncio de Jesus, av. Engenheiro Roberto Zuccolo, Viaduto Mofarrej, rua Mergenthaler, rua Othao, av. Mofarrej, av. Doutor Gastão Vidigal, rua Jaguaré Mirim, av. Imperatriz Leopoldinense e chegando novamente à rua Mergenthaler (na frente do Edifício sede). Pelas minhas informações a altimetria é aceitável. Haverá premiação em dinheiro e troféus para classificação no geral e troféus por categoria.
Agradecimentos iniciais
Gostaria de agradecer ao meu amigão Homero Cordeiro, que a alguns anos, ia ao meu aniversário após correr a Maratona de revezamento do Pão de Açúcar. Com minha curiosidade sobre corrida de rua, ele me convidou para treinar, onde me ensinou alguns fundamentos para ter uma boa corrida, como ritmo e respiração correta, disponibilizando seu tempo para treinarmos juntos no Parque do Ibirapuera. Corremos a 15ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar em setembro de 2007 com uma equipe de 8 pessoas, a maioria da Accenture. Nesta maratona, percorri 6 km em 37 min aproximadamente. Foi uma excelente experiência, onde devido a grande satisfação em ter concluído um percurso de 6 Km(nunca imaginaria completar nem 3 km correndo), decidi me dedicar o máximo possível a corridas de rua, não para competir, mas para aprimorar meu tempo.
Gostaria de agradecer também minha mãe, Dna. Luisa, e minha namorada, Alessandra, por sempre me incentivarem a prática deste como outros esportes que eu gosto.